.: Correntes CATENA :.

CER�MICA CASAGRANDE - MAFRA/SC



Cliente

Cerâmica Casagrande – Mafra / SC

Equipamento

Elevador de Secagem Cerâmico

Serviço / Objetivo

Retrofiting e Up-Grade na Corrente Elevadora e seus Braços

Escopo do Trabalho

  1. Avaliação da corrente

  2. Up-Grade em função dos problemas detectados

  3. Orientação de instalação e operação

  4. Indicação do melhor lubrificante

Relatório e Fotos:

  1. Avaliação da corrente recebida

1.1- Pinos e Buchas

Após desmontagem completa e lavagem com hidro-jateamento, verificamos que havia desgastes entre pino e bucha desta corrente sendo que este desgaste, é mais pronunciado no pino, devido má distribuição de graxa no mesmo e também no formato dos canais distribuidores de lubrificação; da mesma forma ocorreu desgaste entre bucha e rolo em função desta má distribuição. Apesar da provável causa de desgaste ser a má distribuição do lubrificante, outro agravante é o desgaste em parte especifica dos pinos (ver foto) evidenciando esforço por desnivelamento do conjunto.

como recebemos os eixos desgastados

como foi enviado já com novo canal de graxa

como recebemos as buchas

como foi enviada já com novos canais

1.2- Rolos

A maioria dos rolos sofreu desgaste onde atrita com a bucha , e também na superfície externa (rodou travado e ovalizou).





Elevador montado e seus Adicionais


Up-grade em função dos problemas detectados


Pinos: fabricados em aço especial à aplicação, temperado, revenido e retificados. Foram acrescidos canais especiais para distribuição de lubrificante homogênea no interior da bucha, proporcionando um filme de graxa entre os elementos de atrito em uma geometria mais propicia para este fim.

Buchas: fabricados em aço especial à aplicação, cementadas com camada de profundidade, conferindo grande dureza e resistência a tração, também foi acrescido canal distribuidor de graxa para os rolos, sendo eliminado o canal circular existente nas buchas recebidas na corrente devido a este canal não distribuir a graxa sobre o pino e sim somente direcionado o lubrificante para o orifício de saída da bucha para o rolo. Também foi aumentado o diâmetro externo das buchas para criar maior penetração de camada de dureza na cementação.

Rolos: aumento do diâmetro interno para acomodar novo diâmetro da bucha e conferência de dureza em cementação com camada de 2.5mm e retifica.



Orientações de instalação e lubrificação: Esta corrente foi fornecida pré-lubrificada, porém é necessária lubrificação completa antes da instalação, evitando-se que a mesma entre em carga sem filme de lubrificação.

Foi sugerido que durante a instalação, seja efetuado um nivelamento apurado dos conjuntos transportadores, eliminado-se cargas excessivas em um só ponto de esforço.


Lubrificantes indicados: Por experiência da CATENA, indicamos para esta aplicação as graxas abaixo relacionadas por suas características especiais de desempenho:

  • Kluberlub 411501

  • Castro TDS EPL2

  • CIACI Desilub 88